Noticias Ecológicas e de Alimentação Sustentável

quinta-feira, 8 de maio de 2008

RECEITAS DE PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS

Ajude a minimizar o impacto que causamos no planeta, faça seus próprios produtos de limpeza. Além de contribuir para saúde da Mãe Terra, você também fará uma boa economia. Confira e veja a diferença no fim do mês!

ÁGUA OXIGENADA COM VINAGRE (desinfetante ótimo e barato para a cozinha). Para o banheiro, acrescentar leite de rosas.

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA - 2 litros de água,1 sabão caseiro ralado,1 colher de Óleo de Rícino,1 colher de Açúcar. Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO - 1 pedaço de sabão de coco neutro 2 limões, 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável). Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO - Água,Vinagre, Amônia líquida (amoníaco), Bicarbonato de sódio e ácido bórico.Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Fonte: Planeta na Web.

DESINFETANTE PARA BANHEIRO - 1 litro de Álcool (de preferência 70º), 4 litros de água,1 Sabão caseiro, Folhas de Eucalipto. Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar. AMACIANTE DE ROUPAS. 5 litros de Água, 4 colheres de Glicerina, 1Sabonete ralado, 2 colheres de sopa de Leite de Rosas. Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

LIMPANDO JANELAS E ESPELHOS - Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Fonte: Greepeace

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES - Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Fonte: Greepeace

PARA AMACIAR SUAS ROUPAS - Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.

LIMPANDO O BANHEIRO - Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre. Fonte: Greepeace.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA - Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

PARA LIMPAR O FORNO - Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS - Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS - Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.

JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO - Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela. Fonte: Livro Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha Machado Salles.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA - Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.Fonte: Casa Club TV.

NO LUGAR DA NAFTALINA - A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.

DESODORANTE DE AMBIENTE - Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.Fonte: WWF Brasil.

RECEITAS DE SABÃO
Fonte: Centro Ecológico Alerta: Siga corretamente as proporções e orientações das receitas. A soda cáustica deve ser manuseada com cuidado,para não queimar as mãos (e outras partes do corpo) nem ser aspirada. Muitas receitas foram desenvolvidas, testadas e aprovadas ao longo dos anos, principalmente pelas mulheres do meio rural. Procurando minimizar os impactos do uso de "produtos de limpeza" no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, buscou-se na memória destas mulheres, e em antigas anotações, receitas práticas, mais baratas e, o mais importante, que não colocam em risco a saúde de ninguém. Aí vão algumas:

SABÃO - O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos: Gordura, Soda Cáustica, Água. A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa. Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim: 1 parte de água 1 parte de gordura. Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras. A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.

SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL - 4 Kg de Gordura Animal, 2 latas de Óleo de Soja, 1 Kg de Soda, 3 litros de Água morna e 5 litros de Álcool. Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o alccol, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. Se você quiser: Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma. Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura). Pode também ser usado como sabonete: Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula. Escurecer cabelo, use: babosa. Clarear cabelo, use: camomila. Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem.Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.

SABÃO FRIO - 12 litros de água,1Kg de farinha de milho,1Kg de soda, 4Kg de sebo cozido. Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.

SABÃO DE ABACATE - 5 Kg de massa de abacate, 1/2 Kg de sebo derretido ou banha, 400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos) Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.

SABÃO DE ERVAS - 5 Kg de gordura, 2,5 Kg de sebo derretido, 2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida,1 Kg de soda, 4 litros de álcool, 4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto). Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.

SABÃO DE MILHO - 6 litros de água,1/2 Kg de soda cáustica, 2 Kg de banha ou sebo, 1/2 Kg de farinha de milho. Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos. Despejar a massa numa caixa forrada com plástico. Deixar descansar 3 dias antes de usar.

SABÃO DE CINZA - 5 Kg de Sebo, 2,5 Kg de Cinzas, 5 litros de Água, 0,5 Kg de Soda Cáustica. Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
• 2 litros de água
• 1 sabão caseiro ralado
• 1 colher de Óleo de Rícino
• 1 colher de Açúcar.
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO
• 1 pedaço de sabão de coco neutro
• 2 limões
• 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO
• Água
• Vinagre
• Amônia líquida (amoníaco)
• Bicarbonato de sódio e ácido bórico
Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco,uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos. Fonte: Planeta na Web.

DESINFETANTE PARA BANHEIRO
• 1 litro de Álcool (de preferência 70º)
• 4 litros de água
• 1 Sabão Caseiro
• Folhas de Eucalipto
Deixar as folhas de eucalipto de molho no álcool por 2 dias. Ferver 1 litro de água com o sabão ralado, até dissolver. Juntar a água e a essência de eucalipto. Engarrafar.

AMACIANTE DE ROUPAS
• 5 litros de Água
• 4 colheres de Glicerina
• 1Sabonete ralado
• 2 colheres de sopa de Leite de Rosas.
Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado até dissolver. Acrescentar mais 4 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de Leite de Rosas. Mexer bem até misturar e depois engarrafar.

LIMPANDO JANELAS E ESPELHOS: Para limpeza de rotina, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe-o com água e sabão. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Fonte: Greepeace

PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Fonte: Greepeace

PARA AMACIAR SUAS ROUPAS Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.

LIMPANDO O BANHEIRO Para limpeza geral de banheiros, use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Para limpar bacias, aplique uma pasta de bórax e suco de limão. Deixe por algumas horas e dê descarga. Ou utilize uma solução forte de vinagre. Fonte: Greepeace.

PARA LIMPAR VIDROS E TIRAR GORDURA: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.

PARA LIMPAR O FORNO Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.

PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.


OUTRO LIMPADOR PARA JANELAS Misture ½ xícara de álcool, 2 xícaras de água e uma colher de sopa de amoníaco. Coloque luvas e aplique a solução com um pedaço de pano.


JANELAS E ESQUADRIAS DE ALUMÍNIO Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela. Fonte: Livro Sebastiana Quebra-Galho, de Nenzinha Machado Salles.

LIMPADOR PARA PISOS DE CERÂMICA Misture no seu balde de limpeza, aproximadamente 3,5 litros de água com ¾ de xícara de vinagre branco e ½ xícara de amoníaco. Lave o piso como de costume.Fonte: Casa Club TV.
NO LUGAR DA NAFTALINA A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.


DESODORANTE DE AMBIENTE Pode ser substituído por uma solução de ervas com vinagre ou suco de limão. Além de gastar menos dinheiro, você vai estar evitando produtos responsáveis pelo aumento de doenças respiratórias e alergias.Fonte: WWF Brasil.


RECEITAS DE SABÃO
Fonte: Centro Ecológico : http://www.ifil.org/rcs/tecnologia/limpeza.htm#fonte
PERGUNTAS PARA EMAIL: centro.ecologico@nol.com.br


* * * * * Alerta: Siga corretamente as proporções e orientações das receitas. A soda cáustica deve ser manuseada com cuidado,para não queimar as mãos (e outras partes do corpo) nem ser aspirada. Muitas receitas foram desenvolvidas, testadas e aprovadas ao longo dos anos, principalmente pelas mulheres do meio rural. Procurando minimizar os impactos do uso de "produtos de limpeza" no meio ambiente e na saúde humana e também, porque não, economizar, buscou-se na memória destas mulheres, e em antigas anotações, receitas práticas, mais baratas e, o mais importante, que não colocam em risco a saúde de ninguém. Aí vão algumas:


SABÃO
O Sabão Caseiro tem como ingredientes básicos:
• Gordura
• Soda Cáustica
• Água
A gordura pode ser sebo de gado, banha ou gordura de aves, que dá um sabão de boa qualidade, desde que misturada à outra. Abacate, quando está sobrando, também pode ser usado como base gordurosa. Pode-se também aproveitar sobras de gordura da cozinha. Antes do uso, elas devem ser lavadas assim: 1 parte de água 1 parte de gordura. Levar ao fogo para ferver. Tirar do fogo, mexer bem e acrescentar 1 litro de água fria para cada litro quente. As substâncias estranhas ficarão depositadas no fundo do recipiente. Quando fria, a gordura ficará solidificada, podendo ser removida. Se estiver muito suja, deve-se repetir a operação. Este processo é bom porque ajuda a tirar o sal da gordura das frituras. A Soda é um mineral, encontrado na natureza em diferentes estados de pureza. Deve ser manuseada com cuidado para não queimar as mãos nem ser aspirado. E sempre bom usar soda de boa qualidade para produzir um bom sabão.


SABÃO NEUTRO OU SABÃO DE ALCOOL
• 4 Kg de Gordura Animal
• 2 latas de Óleo de Soja
• 1 Kg de Soda
• 3 litros de Água morna
• 5 litros de Álcool
Derreter a gordura. Acrescentar o óleo de soja. Esperar esfriar um pouco. Juntar o alccol, a soda (dissolvida em um pouco de água) e o restante da água. Pode-se substituir as duas latas de óleo de soja por um 1 Kg de gordura animal. O álcool pode ser substituído por cachaça. Não se deve usar vasilhas de alumínio. A água que será utilizada no sabão pode ser suco ou chá das seguintes plantas: folha de mamão; raiz de guanxuma, eucalipto cidró, hortelã, bardana, tanchagem e babosa. Se você quiser: Sabão para limpeza (roupa, cozinha, etc.) use folha de mamão e raiz de guanxuma. Sabão desinfetante para limpeza de utensílios (tachos, tarros, outros vasilhames, estrebaria, etc.), use: eucalipto cidró, hortelã, própolis (2 colheres de tintura). Pode também ser usado como sabonete:
• Sabão medicinal para queda de cabelo e problemas de pele, use: bardana e calêndula
• Escurecer cabelo, use: babosa
• Clarear cabelo, use: camomila
• Para uso diário na higiene pessoal, escolha entre: babosa, própolis, bardana, camomila ou tanchagem
Você pode também fazer esta receita e depois juntar 500gr do sabão pronto ralado com 1/2 copo de suco de uma destas plantas, levar ao fogo até derreter, colocar em forma, deixar esfriar e cortar em pedacinhos.

SABÃO FRIO
• 12 litros de água
• 1Kg de farinha de milho
• 1Kg de soda
• 4Kg de sebo cozido
Derreter o sebo num tacho ou recipiente grande. Dissolver a farinha de milho em 6 litros de água. Dissolver a soda nos outros 6 litros de água. Misturar tudo e mexer por 40 minutos. Colocar em formas, deixar secar e cortar.


SABÃO DE ABACATE
• 5 Kg de massa de abacate
• 1/2 Kg de sebo derretido ou banha
• 400 g de soda comercial 150 g de breu (encontrado em ferragens ou casas de produtos químicos)
Colher o abacate com cuidado para não machucá-lo e guardá-lo à sombra, até que fique maduro. Após maduro, cortar o abacate ao meio e separar o caroço e a casca da massa. Colocar toda a massa numa vasilha bem limpa e acrescentar a soda, sebo ou banha e o breu. Mexer por uma hora. Colocar numa caixa forrada com plástico e deixar 24 horas para secar (dependendo da umidade do ar, algumas vezes é necessário deixar mais tempo). Cortar em barras. Para maior consistência, acrescentar 2 a 3 colheres de sopa de farinha de milho ou cinzas.


SABÃO DE ERVAS
• 5 Kg de gordura
• 2,5 Kg de sebo derretido
• 2,5 Kg de óleo de cozinha (usado), banha ou gordura de galinha derretida.
• 1 Kg de soda
• 4 litros de álcool
• 4 litros de água ou suco de ervas (tanchagem, babosa, capuchinha, trapoeraba, confrei, calêndula, macaé, eucalipto).
Triturar as ervas e coar. Esquentar o sebo junto com o óleo. Misturar, fora do fogo, o álcool no sebo quente. Misturar a soda com água ou suco de ervas em recipiente não corrosivo. Acrescentar o sebo com o óleo nesta mesma mistura. Misturar bem até espumar. Colocar nas formas. Deixar esfriar e estará pronto para cortar.


SABÃO DE MILHO
• 6 litros de água
• 1/2 Kg de soda cáustica
• 2 Kg de banha ou sebo
• 1/2 Kg de farinha de milho
Misturar em uma bacia 3 litros de água fervida com a soda cáustica. Acrescentar a banha ou sebo. Desmanchar a farinha de milho nos outros 3 litros de água fria. Adicionar à mistura anterior e mexer bastante, durante 15 minutos. Despejar a massa numa caixa forrada com plástico. Deixar descansar 3 dias antes de usar.


SABÃO DE CINZA
• 5 Kg de Sebo
• 2,5 Kg de Cinzas
• 5 litros de Água
• 0,5 Kg de Soda Cáustica
Derreter o sebo em fogo lento até ficar uniforme. Ferver as cinzas juntamente com a água por 4 horas. Deixe a cinza assentar e use somente a água para juntar com o sebo. Mexer bem. Juntar devagar a soda, já fora do fogo, e mexer bem até dissolver. Colocar em formas. A cinza tem um alto poder de branquear. Para clarear toalhas de prato, colocá-las de molho, ensaboadas, em um balde com uma "trouxinha" de cinzas. Lavar normalmente no dia seguinte.

sábado, 3 de maio de 2008

População de Vila Velha terá moeda própria e supermercado solidário

02/05/2008 - 12h05



Por Fernanda Barreto, para a revista Fórum






Moradores da região Bacia do Arbiri, em Vila Velha (ES), terão uma nova
opção para acessar crédito e contribuir para o desenvolvimento local.
No dia 8 de maio, às 15 horas, será inaugurado o Banco Comunitário
Verde Vida, na Nossa Casa Senhora de Lourdes, bairro Ataíde.



Voltada para a geração de renda e sustentabilidade ambiental, a
instituição contará com uma moeda social, denominada Verde. As cédulas
serão adquiridas mediante a troca de materiais recicláveis no posto de
coleta instalado na sede do Banco. Lá, também funcionará um
supermercado solidário. "As pessoas poderão trocar garrafas Pet pela
moeda local e utilizá-la para fazer compras no supermercado", explica
Renata Santiago Lima, assistente social da Ong Movimento Vida Nova Vila
Velha (Movive), parceira da iniciativa.



Serão aceitos plásticos, papéis, óleo de cozinha, metais e vidro. De
acordo com a tabela do Banco, cada quilo de alumínio (70 latinhas), por
exemplo, poderá ser trocado por V$ 3,00. Com esse dinheiro, será
possível encher o carrinho com produtos como arroz (V$ 1,00), farinha
de mandioca (V$ 0,50), sabonete (V$ 0,50), pacote de biscoito (V$ 0,50)
e uma lata de polpa de tomate (V$ 0,50). Materiais informativos sobre
como separar o lixo e prepará-lo para troca já estão sendo distribuídos
na comunidade.



Geração de renda e compromisso ambiental



Além da moeda social, o Banco fará empréstimos em Real para fortalecer
empreendimentos de tecnologias limpas e projetos sócio-ambientais. É o
caso de costureiras que reutilizam retalhos, artesãos que usam o lixo
como matéria-prima ou um estabelecimento comercial que queira instalar
fossa séptica. “Para acessar financiamentos, os grupos produtivos terão
que se comprometer com questões como a redução do consumo de energia
elétrica e a reciclagem”, ressalta Lima.



Segundo ela, projetos que tragam benefícios para a sociedade também
poderão ser contemplados, sem a necessidade de devolver os recursos em
espécie para o Banco. “Às vezes um grupo quer oferecer uma oficina
sobre cuidados com o meio ambiente numa escola e esse é um tipo de
atividade que não traz retornos financeiros, mas traz melhorias para a
coletividade”, avalia. Os empréstimos em moeda oficial terão taxa de
juros de 0,8% ao mês.



Sensibilizar os comerciantes locais a aceitar a moeda Verde é outra
estratégia assumida pela comunidade. “Estamos fazendo reuniões nas
igrejas e escolas para que mais pessoas participem”, conta João Manoel
Santos, agente do Projeto Brasil Local. O objetivo da moeda social é
estimular o consumo de bens e serviços produzidos no local,
movimentando a economia da região.



Morador do bairro há 35 anos, Santos está empenhado na implantação do
Banco e otimista quanto aos resultados que a instituição trará para a
sua comunidade. “A criação do banco já vem sendo discutida há um ano.
Não é uma coisa que nasceu de uma hora para outra. Fizemos várias
assembléias e visitamos outros bancos comunitários pelo país para
conhecer a experiência. É uma ação que tem tudo para dar certo”,
sustenta Santos.



Para ele, além de possibilitar acesso a crédito para a população
excluída pelas exigências dos bancos tradicionais, o Verde Vida vai
estimular o cuidado com o meio ambiente. “Eu criei meus filhos e tenho
neto aqui. Onde antes era um rio, hoje tem um valão entupido de lixo.
Agora vamos aprender que somos responsáveis por mudar essa realidade.”



Controle Social



A gestão do banco ficará a cargo do Fórum Permanente da Bacia do
Arbiri, instituído em 2004 com o objetivo de implementar estratégias
para o desenvolvimento da região. Integram o Fórum entidades do poder
público, privado e da sociedade civil.



Abrangência



Todas as comunidades atendidas pelo Verde Vida devem participar do
Fórum por no mínimo seis meses. Os bairros incorporados ao Fórum
atualmente são Dom João Batista, Cavalieri, Ataíde, Aribiri, Santa
Rita, Planalto, Alecrim, Vila Garrido, Primeiro de Maio, Ilha das
Flores, Vila Batista, Paul, Atalaia e Capuaba.



Expansão da Rede O Verde Vida é a 17º instituição financeira a fazer
parte da Rede Brasileira de Bancos Comunitários, que utiliza a
metodologia do Instituto Palmas – baseada na participação popular e no
desenvolvimento integrado do território. Outros dois bancos (Bem e
Terra) do Espírito Santo integram a Rede. As demais instituições estão
situadas na Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Piauí. O
pioneiro da Rede é o Banco Palmas , em funcionamento há mais de 10 anos
em Fortaleza.



(Envolverde/Revista Fórum)