Akatu divulga 12 Dicas de Consumo Consciente no Natal
Consumo Consciente no Natal
12 Dicas do Instituto Akatu
1.Natal com significado
Natal é tempo de renascimento. Os presentes são mostras de afeto renovado às pessoas queridas. Aproveite as festas de final de ano para estar com quem você mais gosta e para compartilhar um texto, ouvir uma música, refletir sobre o ano que passou e sobre os planos futuros.
2. Acerte no presente
Minimize o risco de errar nos presentes: pergunte o que as pessoas querem ganhar ou, se preferir fazer surpresa, reflita bem antes de comprar, buscando algo que tenha a ver com os gostos e interesses de quem você irá presentear.
3. Controle o impulso consumista do Natal
Compre menos, opte pelo “amigo secreto”, planeje suas compras, estabeleça um limite de gastos e não o ultrapasse.
4. Dê presentes alternativos
Faça você mesmo alguns dos seus presentes ou compre produtos artesanais feitos por comunidades, cooperativas ou entidades do terceiro setor e, sempre que possível, opte por objetos feitos com matéria-prima reciclada.
5. Não compre produtos piratas ou contrabandeados
Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você estará contribuindo com o crime organizado e com o conseqüente aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.
6. Escolha produtos de empresas social e ambientalmente responsáveis
Informe-se sobre a responsabilidade social e ambiental das empresas das quais vai comprar, consultando a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial, os Guias existentes no mercado, as publicações especializadas, ou os sites das próprias empresas.
7. Avalie bem quando comprar a prazo
Caso opte por comprar a prazo, verifique a taxa de juros e analise se a prestação é adequada ao seu orçamento para o ano novo. Caso pague à vista, busque negociar um desconto no preço. E não esqueça de fazer uma reserva no seu orçamento para os gastos que sempre ocorrem no início de ano.
8. Reduza o impacto das compras
Uma forma de reduzir o impacto das compras é usar o mínimo de embalagem possível. Prefira embalagens duradouras e que possam ser reutilizadas, tal como os cosméticos que adotam o refill. Ao embrulhar, use papéis e embalagens reciclados. E, se você tiver acesso a um computador, faça compras pela internet. Dessa forma, a mercadoria vai diretamente do Centro de Distribuição para sua casa, evitando maiores gastos de combustível no transporte de produtos.
9. Decore conscientemente
Opte por uma árvore de Natal natural plantada em um vaso, de modo a poder usá-la no próximo ano. Reaproveite os enfeites dos anos anteriores e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos a partir de materiais reciclados. Após as festas, guarde os enfeites com cuidado e reutilize-os no próximo Natal. Na decoração com luzes, use lâmpadas de baixo consumo e apague-as antes de dormir.
10. Faça doações
O Natal é uma boa época para você doar o que não usa e que pode ser útil para outras pessoas. Ao apoiar entidades que acolhem os menos favorecidos, você estará contribuindo para que tenham um Natal mais feliz.
11. Ceia de Natal consciente
Compre apenas a quantidade de alimentos que você estima que realmente será consumida. Prefira produtos cultivados na sua região, reduzindo assim o custo de transporte e o desperdício. Mesmo que a família seja grande e o trabalho depois da ceia também, não use pratos e copos descartáveis, que viram lixo. Opte pelos de porcelana e vidro, que podem ser lavados e reutilizados. E evite comer e beber em excesso.
12. Dissemine o consumo consciente
Aproveite a festa natalina e dissemine o consumo consciente entre seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que você pode dar à humanidade. E lembre-se: há coisas que por um milagre, quanto mais consumimos, mais se multiplicam. Por isso, no Natal, consuma exageradamente amor, beleza, alegria, carinho e amizade.